Foi reinaugurado, sábado, o Campo Municipal de Maxixe, recinto desportivo com capacidade para 25 mil espectadores. A cerimónia contou com a presença do governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, secretário de Estado na Província de Inhambane, presidente do Conselho Autárquico de Maxixe, presidentes das Associações Provinciais de Futebol, entre outros.
Antes sem condições para a prática de bom futebol, o campo Municipal de Maxixe apresenta-se hoje com uma nova cara. Uma nova imagem, fruto das obras de requalificação do recinto no quadro do projecto FIFA FORWARD.
O valor global das obras é de 45 milhões de Meticais, fundo doado pela FIFA no âmbito do projecto de desenvolvimento do futebol.
A Federação Moçambicana de Futebol (FMF), em parceria com o Conselho Autárquico de Maxixe, coordenou e monitorou o projecto de requalificação da infra-estrutura desportiva reinaugurada, sábado, pelo governador de Inhambane, Daniel Chapo.
Com a reabilitação, o campo Municipal de Maxixe passou a ter uma capacidade para 2500 espectadores, sendo que os mesmos podem acomodar-se em cadeiras plásticas instaladas no recinto.
As obras de melhoria incluíram ainda melhorias nos balneários para as três equipas, implantação de um relvado sintético e construção de uma tribuna para acomodar os convidados VIP.
A Associação Provincial de Futebol de Inhambane passa, com a instalação de um bloco administrativo, a funcionar nas instalações do campo Municipal de Maxixe.
Ainda na Maxixe, a Federação Moçambicana de Futebol distribuiu 45 mil bolas no âmbito do projecto FIFA Football For Schools (F4S).
FIFA Football For Schools (F4S) é um projecto que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), sendo que o mesmo tem como objectivo promover a educação e potenciação de 700 milhões de crianças.
A iniciativa prevê a distribuição do referido das referidas bolas em 145 distritos do país (três mil em cada distrito), num projecto de massificação do futebol ao nível de escolas.
Segundo o director técnico da Federação Moçambicana de Futebol, José Arnaldo Salvado, a iniciativa vai abranger crianças com idades compreendidas entre os 5 e 14 anos. Os professores de educação física, envolvidos no projecto, vão beneficiar-se de uma acção de formação para estarem habilitados a prosperar e projectar novos talentos.
A cerimónia contou com a presença do governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, secretário de Estado na Província de Inhambane, presidente do Conselho Autárquico de Maxixe, presidentes das Associações Provinciais de Futebol, entre outros.
Para Daniel Chapo, este recinto irá “contribuir para o desenvolvimento do futebol moçambicano no geral e, em particular, da nossa província.”
Por sua vez, Feizal Sidat frisou que “foi uma reabilitação, digamos, de raiz”, para depois acrescentar que “ a intervenção foi no piso, onde montamos esta relva sintética, construímos os balneários, as bancadas e dotamos o campo de uma capacidade para cerca de dois mil espectadores sentados”.
O evento contou com a presença do Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, Secretário de Estado da Província de Inhambane, Presidente do Conselho Autárquico de Maxixe, Presidentes das Associações Provinciais de Futebol, entre outros.
0 Comentários